Backup das Configurações do Delphi

O Delphi 7 é uma ferramenta maravilhosa. De longe a melhor IDE de programação que conheço e ainda não superada nem pelas suas versões mais novas (pelo menos pra mim).

Mas como qualquer software, o Delphi 7 também não é perfeito. E um dos problemas mais comuns enfrentados por quem trabalha com ele no dia-a-dia é quando tem se tem que trocar de máquina ou formatar a máquina atual. É terrível sobretudo quando temos dezenas de componentes instalados. É um martírio ter que reinstalar aquilo tudo um por um. Muito chato.

Chega a ser irônico. Você tem dezenas de soluções de backup desenvolvidas em Delphi mas o próprio Delphi não tem uma solução de backup de suas configurações. Então acabei – meio que na tentativa e erro – descobrindo um meio de fazer este backup de uma forma satisfatória com um trabalho menor do que reinstalar as dezenas de componentes que utilizo.

Alguns colegas que viram o que fiz sempre me pedem para lhes ajudar quando precisam migrar de máquina e sempre ajudo. Numa destas ajudas surgiu a idéia de se fazer um artigo com um tutorial passo-a-passo do que é preciso se fazer para realizar com sucesso este backup. Então, dedicado a Marcos Moraes e a Carlito Jr., aí vai o tutorial:

Tutorial – Backup das Configurações do Delphi para um Novo Computador

Antes de Começar, Alguns Pontos
  • É bom ressaltar aqui que não vou entrar em detalhes de como utilizar o editor de registro. Como programador acho que você já deve estar bastante familiarizado com a utilização dele.
  • Também não vou colocar fotos (screenshots) do processo por não achar necessário já que é um procedimento muito simples.
  • A não ser que você vá formatar o computador para instalar de novo, é recomendável deixar a instalação anterior intacta até ter tudo funcionando na nova máquina. Podem surgir excessões e com a instalação intacta é bem mais fácil resolver o problema visto que o Delphi irá informar qual/quais arquivos estão faltando. Mas acho que as dicas que dei até aqui cobrem tudo.
  • Este tutorial foi feito em 2008 para Windows XP. Em 2015 fiz modificações para abranger também o Windows 7 64 bits e o Windows 8.1 64 bits que são os que eu utilizo atualmente. Então o padrão é o XP com notas para 7 ou 8.1 quando alguma coisa muda nestes.

Primeira Parte – o Backup da Máquina/Instalação Antiga

Preparativos

Crie uma pasta onde salvaremos todos os arquivos que precisarão ser copiados. A pasta se chamará aqui c:\bkpdelphi. Dentro desta pasta crie as pastas c:\bkpdelphi\registros\, c:\bkpdelphi\borland\, c:\bkpdelphi\componentes\ e c:\bkpdelphi\system32\.

Copiando o Registro

Primeiro vamos salvar os arquivos de registro utilizados pelo Delphi. Execute o Editor de Registro através do comando Iniciar > Executar… clicando em ou usando a tecla de atalho Windows+R. Digite “regedit” e clique no botão OK ou pressione ENTER.

Assim que o Editor de Registro inicializar, maximize-o para ter uma melhor visão e procure pela chave de registro HKEY_CURRENT_USER\Software\Borland aí clique no menu Arquivo > Exportar… para gerar um arquivo. Lembre-se de salvar com o nome de registro-bkp-delphi-1.reg na pasta c:\bkpdelphi\registros\. Repita a mesma operação com a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland desta vez salvando como registro-bkp-delphi-2.reg.

Diferença no Windows 8.1
A chave segunda do registro muda. No lugar de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland procure por HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432\Borland.

Copiando os Arquivos do Delphi Necessários

Agora é a vez de copiar os arquivos da pasta de instalação do Delphi. Copie a pasta C:\Arquivos de programas\Borland\ juntamente com tudo que há nela para a pasta c:\bkpdelphi\borland\. Na verdade apenas alguns arquivos daqui são necessários, mas para não ter que dizer um por um, é mais fácil copiar tudo já que não é tão grande assim.

Copiando os Arquivos de System32

Não sei porque, mas o Delphi deixa vários arquivos .BPL no diretório System32 do Windows. Acho um problema, mas fazer o que? Você deve copiar todos os arquivos de extensão .BPL que encontrar na pasta c:\Windows\System32 para a pasta c:\bkpdelphi\system32\. Para facilitar ordene os arquivos por TIPO e assim todos os arquivos .BPL ficarão juntos facilitando a cópia.

Diferença no Windows 7 64 bits e no Windows 8.1 64 bits
No lugar de c:\Windows\System32 você irá encontrar os arquivos .BPL agora na pasta c:\Windows\SysWOW64.

Arquivos dos Componentes

Você deve copiar para a pasta c:\bkpdelphi\componentes\ todos os componentes que você utiliza. Talvez este passo nem seja necessário porque geralmente você deve normalmente fazer o backup dos componentes juntamente com o backup de seus fontes. Mas em todo caso não custa nada lembrar.

NOTA 1: Um detalhe importante é que você deve reproduzir no computador de destino EXATAMENTE a mesma hierarquia de diretórios que você utiliza para seus componentes. Por exemplo. Se você guarda seus componentes atualmente na pasta c:\empresa\fontes\componentes. copie esta pasta componentes e quando for salvar no computador de destino, salve a pasta componentes no mesmo diretório c:\empresa\fontes\componentes. Senão não funciona!

NOTA 2: Eu utilizo uma única pasta para guardar todos os meus componentes e isto facilita este processo. Para o caso de você ter vários componentes instalados em várias pastas, eu recomendo que você reinstale seu Delphi da maneira normal e centralize todos os seus componentes em um único diretório. Na próxima vez você terá maior facilidade em fazer a migração.

Com isto, concluímos a primeira parte, que é a preparação para o backup. Salve todo o conteúdo de c:\bkpdelphi\ em um CD ou DVD para levarmos para a máquina nova. Vamos lá!

Segunda Parte – a Restauração do Backup na Nova Máquina/Instalação

Os procedimentos na nova máquina são bem simples e seguem quase que a mesma lógica do backup – só que invertida, é claro. Desta vez vamos assumir que os arquivos de backup estão num CD/DVD-ROM sob a letra D: e portanto na pasta d:\bkpdelphi\. Mas antes é preciso instalar o Delphi.

Instalando e Preparando o Delphi

Primeiro você instala normalmente o seu Delphi a partir do CD/DVD de instalação. Tomando o cuidado de ativar (se é que você se lembra) as mesmas opções ativadas quando você instalou na máquina anterior. Se não lembra, utilize a instalação padrão.

Com o Delphi instalado, reinicie o computador e execute-o pela primeira vez para que o Delphi realize as últimas configurações e preparações necessárias. Apos o Delphi abrir e terminar seu carregamento, não há nada pra fazer nele agora. Feche-o para darmos prosseguimento ao processo de restauração do backup.

Restaurando os Arquivos do Delphi

Agora você deve copiar de volta os arquivos que estão no CD/DVD-ROM, para seus locais de origem. Vamos começar pelos arquivos da pasta de instalação do Delphi. Você irá copiar a pasta c:\bkpdelphi\borland\Borland para a pasta C:\Arquivos de programas\Borland\. A maioria dos arquivos já existe na pasta de destino, portanto, na medida que o sistema vai pedindo para substituir você diz SIM ou SIM PARA TODOS ou NÃO ou NÃO PARA TODOS, tanto faz. O que importa são os arquivos que não existiam e que serão copiados aos seus devidos lugares neste processo.

A Pasta System32

O mesmo deve ser feito com a pasta d:\bkpdelphi\System32 todos os seus arquivos devem ser copiados para c:\Windows\System32 substituindo ou não os arquivos repetidos quando isto for perguntado.

Diferença no Windows 7 64 bits e no Windows 8.1 64 bits
No lugar de c:\Windows\System32 você irá colocar os arquivos .BPL agora na pasta c:\Windows\SysWOW64.

Os Arquivos dos Componentes

Da mesma forma, você deve copiar seus componentes para a mesmíssima pasta onde ficavam no seu computador anterior. Se algum componente estiver em diretório diferente ele não irá funcionar no Delphi e na hora de compilar seus sistemas faltalmente ocorrerão erros.

Os Arquivos de Registro

Por último você deve restaurar os arquivos .REG que estão na pasta d:\bkpdelphi\registros. Basta clicar duas vezes em cada arquivo que está lá e quando o sistema perguntar algo, responda SIM ou OK em todas as vezes. Não tem mistério. Execute o arquivo .REG e clique em SIM e em OK e pronto.

Última Parte – Testando o Delphi

Pronto! Agora você pode abrir o Delphi e então verá – se nada de diferente ocorrer e se você não fez nada errado – que está tudo no seu lugar como antes. Inclusive as configurações do Delphi, ambiente, posição e disposição de janelas, cores, tudo. Os componentes estarão lá todos registrados.

É isso aí! Espero que este artigo venha a ser útil para vocês como é pra mim. Não deixem de comentar aqui se há algo a acrescentar ou corrigir.

Grande abraço!

10 Comments

  1. Acrescentado a esta matéria, algumas pessoas quando seguiram esse modelo de backup e restauração para o Delphi 6, após seguirem todo o procedimento e tentar abrir o Delphi, o mesmo abria a tela para o seu registro e mesmo após informar os dados este voltava à tela inicial do registro não possibilitando a abertura do Delphi.

    Para resolver este problema, faça o backup do Delphi 5 e 6 em separado. Nos arquivos de exportação do registro referente ao Delphi 6, editando o arquivo referente ao registro do current_user retire os valores referente a chave [HKEY_CURRENT_USER\Software\Borland\Delphi\6.0] e no arquivo referente ao local_machine retire os valores referente a chave [HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Borland\Delphi\6.0].

    Assim é possível, após informar os dados do registro, abrir o Delphi 6 normalmente.

  2. Magnífico meu caro! Meus parabéns pelo artigo estou atrás disso a anos … que Deus ilumine cada vez mais você… Tudo de bom…

  3. Parabéns, por diversas vezes deixei de formatar minha máquina por conta das configurações do meu Delphi e da reinstalação de componentes. Agora a empresa tem um padrão de instalação de componentes e configuração do delphi.

  4. Cara, que maravilha, fiz aqui e deu tudo certo. não trabalho com programação, sou da área de infra-estrutura, tive que formatar o micro de um dos programadores, tinha quase 2Gb só de componentes, e todos funcionaram perfeitamente….

    Parabéns pela matéria.

  5. Parabéns pela matéria.

    Não me recordo de ter agradecido publicamente, então que registre-se aqui o fato!

    🙂 Depois a gente vai num rodízio!
    Tudo por tua conta, claro!

  6. Muuuuito obrigaod, eu tinha criado uma maneira mas nem sempre dava certo e era bem mais complicado, nossa, valeu mesmo.

  7. Parabens…Artigo rápido e bem claro. Valeu vc me ajudou muito, era um saco configurar o ambinete novamente.

    Agora, os caras deviam criar essa rotina de backup e restauração dentro da IDE.

    Otto Junior
    Natal/RN

  8. Fantástico mano, fiquei um ano com problemas no Ruindows porque tinha muitos componentes instalados no meu Delphi, valeu muito.

  9. Valeu amigo, seu artigo vale ouro, valeu mesmo, nota mil…

    Parabens pela matéria, muito especial…

  10. Funciona para Versões superiores ao Delphi7?

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *